terça-feira, 21 de junho de 2011

i fought the law

Máxima Délfica #2 -  Obedeça a lei (Νομω πειθου).


Eu ia escrever sobre segurança individual depois, mas hoje aconteceu um fato.
Eu estava indo do metrô santa Cecília até o Mackenzie, no meio do caminho vi uma garota, olhando pra mim, com os olhos esbugalhados. Entendi que ela estava com a adrenalina muito alta, então peguntei a ela se haviam roubado o celular e ela disse que não, mas que tentaram e pediu que eu fosse com ela até o metrô.
Descemos e eu fiz questão de que ela reportasse o acontecido num posto policial ali perto para registro.


Grande parte dos roubos desse tipo, acontecem com gente distraída, portanto não se distraiam, a rua não é sua casa para ouvir música e falando ao celular. Temos cinco sentidos, se está ouvindo música você perde parcialmente 1, sem falar na sua atenção que provavelmente não estará nos melhores dias. Falando ao celular é pior ainda por que estará mais concentrado em falar do que no ambiente e ainda está oferecendo o aparelho para os bandidos.Sem falar em outras coisas que podem acontecer, tipo atropelamentos , por causa da distração.
Agora, pergunte a sí, é necessário andar falando ao celular na rua?
Caso seja vida ou morte, vá atender em um lugar, padaria, loja, qualquer coisa movimentada e que você possa ficar mais segura, de preferência de costas pra parede, para que ninguém venha por trás.


Outra dica é, sempre esteja alerta ao pessoal que está por ai.
Nunca ande olhando para o chão,  sempre para frente, assim você consegue enxergar além da área de ação de bandidos (eles precisam chegar perto de você para assaltar) e vai ser mais fácil de prever o que pode acontecer. Mais importante que sua frente é suas costas, olhe eventualmente para trás, a cada 20 ou 30 segundos, para ver se não está sendo seguido, caso esteja, entre no próximo estabelecimento ou simplesmente corra.O bandido pode seguir ou não, mas pelo menos acabou o efeito surpresa.


Não se deixe cercar, olhe sempre o que há em volta.


Alguns podem achar que sou paranóico, que não é necessário esse tipo de cuidado, bom, esse é um blog de idéias que eu tive, ninguém é obrigado a concordar e todos podem comentar (eu acho até bom), mas tem funcionado para mim e se quiser parar pra pensar sobre isso, me diga, ok? Se não quiser, você pode encontrar outra forma de resolver esses problemas, ai você me fala também, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário